Header Ads Widget

header ads

Blogroll

header ads

COARI: A PROVÍNCIA DE MACHIPARO (A DESCOBERTA DOS POVOS DA AMAZÔNIA) CAP. 1 PARTE 5

Daniel Maciel Gomes

Amazônia indígena nos séculos xvi e xvii*

Cada povoamento recebeu nomes de acordo com o respectivo clã que os liderava. Através do estudo desta divisão territorial dos clãs nativos percebemos claramente como era a região do município de Coari no contexto de outros aldeamentos. A divisão territorial dos povos das águas era denominada de acordo com etnia preponderante ou os domínios territoriais destes povos.  Observando como historicamente eram as localizações dos povos nativos da Amazônia, podemos identificar a região originária do município de Coari e qual o clã que dominava esta região. Os povos do Rio Amazonas foram assim divididos: 

1.    Província de Aparia – Este povoamento de nativos localizava-se na região do baixo Napo, estendendo-se até o atual município de São Paulo de Olivença. Uma vasta região geográfica que abrigava vinte povoados. As vilas de nativos eram compostas de até cinquenta grandes casas. Os moradores da Província de Aparia destacavam pela agricultura, notadamente a grande plantação de milho. A sede da província era denominada Aparia Grande ou Aparia, o Grande, localizada na região da boca do rio Javari. 

2.    Província dos Omáguas – O domínio dos Omáguas começava a partir de 120km acima da foz do Javari, estendendo-se até o Mamoria, entre o Jutaí e o Juruá. Os povos desta província apresentavam dois traços importantes que chamavam a atenção do colonizador europeu: a deformação artificial do crânio e o fato de possuírem técnicas de produção de roupas tecidas com algodão e em cores. Esta manufatura demonstra a capacidade de desenvolver tecnologias ainda primitivas que demonstram claramente os nativos altamente adaptados à região e as suas peculiaridades. 

3.    Província de Machiparo – Localizava-se na margem direita do Solimões, entre os rios Tefé e Coari. Recebeu vários nomes, tais como: Curuzirari, Carapuna e Aisuari. Essa província ficou conhecida como “Aldeia do Ouro”, pelo fato de que indivíduos dessa população usavam pingentes de ouro, trocados em comércio intertribal. Em um tópico especifico, mais abaixo tratarei especificamente sobre esta província, uma vez que as origens de Coari é que são o foco deste trabalho e esta é a província de nativos que encontrava-se na região que hoje é o município de Coari. Seguirei por enquanto na descrição das outras províncias primitivas da região do Rio Amazonas para uma compreensão melhor do contexto histórico. 

4.  Província de Yoriman – Dominava cerca de 250km a partir das proximidades de Coari, estendendo-se até o Purus, na margem direita do Solimões. Esta província ficou conhecida como “Aldeia da Louça” devido à belíssima cerâmica policrômica produzida por eles. Era conhecida ainda como Solimões. Era tida como uma nação guerreira, atemorizava os portugueses. 

5.  Província de Paguana – Localizava-se do Purus, na margem direita, até o encontro das águas. Havia dois povoados: o dos Bobos e Odos Viciosos. 

6.    Província dos Tarumãs – Iniciava seus domínios na Barra e estendia-se até o rio Urubu. Os tarumãs eram povo do tronco linguista Aruaque. 

7.    Província dos Tapajós – Situava-se da região do Nhamundá até a foz do rio Tapajós. O cronista da expedição de Francisco de Orellana, frei Gaspar de Carvajal, batizou as várias aldeias de “grandes cidades”. Outro cronista, Cristóbal de Acuña, da expedição de Pedro Teixeira, afirmou que se tratava de uma nação belicosa e temida pelas demais nações vizinhas, pois usavam em suas flechas venenos que vitimavam os inimigos atingidos.

Para concluir este tópico, jogando um pouco de luz sobre as nações e povos que primitivamente habitavam a região amazônica até a chegada dos europeus, cito aqui os resultados das pesquisas na área de linguística, onde pesquisadores como Cestmir Loukotka, classificou a existência de 718 línguas faladas na Amazônia. Elas foram agrupadas nos troncos: Tupi, Caribe, Aruaque, Pano, Ge, Tucano (além de outras línguas isoladas não catalogadas).

____________

* FONTE: https://pt.slideshare.net/jaugustoss/amaznia-indgena-nos-sculos-xvi-e-xvii-31321724


Postar um comentário

0 Comentários

header ads