Header Ads Widget

header ads

Blogroll

header ads

HISTÓRIA: A BRIGADA DE INFANTARIA DE COARI E COMO A COMARCA FOI SUPRIMIDA E DEPOIS RESTAURADA



BRIGADA DE INFATARIA
O decreto de número 4378, de 05 de Abril de 1902 criou mais uma brigada de infantaria da guarda nacional, que atuaria na Comarca de Coari. O presidente da república dos Estados Unidos do Brasil, para execução do decreto n. 431, do dia 14 de dezembro de1896 decretou a criação da guarda na comarca. O batalhão era constituído de três batalhões do serviço ativo e um da reserva. O decreto foi promulgado por Campos Salles, em seu último ano de governo. .
COMARCA SUPRIMIDA
A Comarca de Coari ficou suprimida de 1913 até 1916, sendo novamente extinta pela lei nº. 133 de 07 de Junho de 1922. Nos períodos em que esteve suprimida a Comarca de Coari, serviram como juízes de direito os bacharéis Estevam Lopes Fortes Castello Branco, juiz de direito de Tefé e Antero Coelho de Rezende, juiz de direto de Manacapuru, nomeado posteriormente desembargador do Superior Tribunal de Justiça.
COMARCA RESTAURADA
Foi restaurada depois pela lei nº. 1.220 de 10 de Março de 1924 que extinguiu a Comarca de Manacapuru, anexando à mesma e a comarca de Codajás à de Coari. Depois as duas comarcas: a de Manacapuru e a de Codajás foram restabelecidas no governo do Dr. Ephigênio de Salles.

Postar um comentário

0 Comentários

header ads