Header Ads Widget

header ads

Blogroll

header ads

NATIVOS: PRINCIPAIS ETNIAS DA HISTÓRIA DE COARI

Daniel Maciel Gomes


De acordo com o registro dos cronistas que passaram pela região de Coari em diferentes épocas.

 Carvajal (1542). O cronista quinhentista Carvajal citou duas principais províncias indígenas da região que hoje seria o município de Coari: Machiparo e Yoriman. Sobre a província de Machiparo descrita por Carvajal, Antônio Porro a identifica com os Curuziraris de Acuña, Carapunas e Aisuaris identificados por outros cronistas. O povo que Carvajal chama de Oniguayal, Omagucei ou Omágua nada tinha a ver com o Omágua que Acuña vai ver cem anos depois mais acima corresponderia sim ao Yoriman de Acuña, também chamado de Culiman, Yurimágua e Solimões por outros autores. [1]

 Acuña (1641), Cruz e Heriarte deram os seguintes nomes a essas tribos do Solimões abaixo dos Omágua, entre o Juruá e o Coari: Aysuari ou Curucirari, e do Coari ao Purus os Yoriman ou Yurimagua, que os portugueses chamavam Solimões[2].

 José Monteiro de Noronha (1768), afirmou que os índios das nações Katawixi e Yuma, habitaram a região de Coari.

 Francisco Xavier Ribeiro Sampaio (1774 a 1775), afirmou que as nações de índios, que viviam na região eram: Sorimão, Júma, Passé, Uayupi, Irijú, Purú, Catauuaxi.

 Aires Casal (1817) registrou que os moradores de Alvelos sendo descendentes das tribos Uamanis, Sorimões, Catauixis, Jumas, Irijus, Cuchiuaras, Uaiupés como habitantes da região[3].

 Spix e Martius (1817 à 1820) identificaram as seguintes nações: “Alvelos, chamado Coari ... Abrigava primitivamente índios das tribos do Solimões, Jumas, Juris, Passés, Uaiupis, Iripus, Purus e Catauixis” [4].

Capitão Lourenço da Silva (1840) identificou as seguintes etnias Catuxi, Iriju, Juma, Jurimaua, Passé, Puru, Sorimão, Uaiupi, Uamani, Uaupés[5].



[1] Artigo Notas para uma História dos Brancos no Solimões Julio Cezar Melatti. Pag. 9.

[2] Porro, 1995, p.26-27

[3] Corografia Brasília ou Relação Histórico-Geográfica do Reino do Brasil, do Padre Manuel Aires de Casal, prefaciada por Mario Guimarães Ferri, Belo Horizonte: Itatiaia, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976.

[4] Viagem pelo Brasil, 1817-1820, Volume III. Johann Baptist von Spix, Karl Friedrich Philipp von Martius Itatiaia, 1981.

[5] Carlos Moreira Neto, no seu já referido livro Índios da Amazônia, reproduz nas pp. 320-321 o "Mapa Estatístico da Comarca do Alto-Amazonas em 1840", extraído do Dicionário Topográfico, Histórico, Descritivo..., do capitão-tenente Lourenço da Silva 43 Araújo e Amazonas, publicado em 1852 e do qual há uma reedição em fac-símile pela Associação Comercial do Amazonas de 1984 que traz a informação sobre as etnias que habitavam Alvelos.


Postar um comentário

0 Comentários

header ads